Logo ECIJA

    Regulamentação da Lei de Inocência Fiscal

    Artigo11 de fevereiro de 2026
    Fiscal
    Novo regime fiscal simplificado do imposto sobre o rendimento e redução dos prazos de prescrição: pontos-chave do Decreto 93/2026 e do RG ARCA 5820/2026.

    Em 9 de fevereiro de 2026, foram publicados no Diário Oficial da União o Decreto 93/2026 e a Resolução Geral ARCA 5820/2026. Ambos os normativos regulamentam diversos artigos da Lei de Inocência Tributária nº 27.799 e definem conceitos fundamentais para a aplicação do novo marco regulatório ("Regulamentos").


    A seguir, resumimos os pontos mais relevantes:


    1. Regime simplificado de declaração de rendimentos ("Regime") 

    O Regulamento estabelece que este Regime será aplicável às declarações de rendimentos correspondentes ao ano fiscal de 2025. Os contribuintes que optem por este regime devem confirmar anualmente a sua participação.


    Os requisitos de acesso incluem, entre outros:

    • Limite de rendimento de $1.000.000.000 e limite de património líquido de $10.000.000.000, considerados individualmente entre o período imediatamente anterior ao exercício da opção e cada um dos dois períodos imediatamente anteriores;
    • Não ter sido considerado Grande Contribuinte Nacional no período imediatamente anterior ao exercício da opção e nos dois períodos de tributação imediatamente anteriores;
    • Canalizar as operações financeiras através de meios autorizados pelo Banco Central da República Argentina e pela Comissão Nacional de Valores.

    O pagamento do valor da declaração deve ser integral ou parcelado para gozar do efeito extintivo, e a administração tributária não deve detetar nenhuma discrepância significativa na declaração. Esta divergência significativa ocorre quando 15% dos rendimentos declarados são inferiores à realidade ou quando o montante da diferença ultrapassa a condição objetiva de punibilidade do crime de fraude simples (100.000.000$).


    Perdendo-se o benefício do efeito extintivo do pagamento, cessa também a presunção de exatidão das declarações, ficando a Administração Fiscal autorizada a determinar os períodos anteriores a eventuais inconsistências que não estejam prescritas.


    Para aderir a este regime, os contribuintes devem exercer a opção através do serviço denominado "Sistema de Registos, opção "Rendimento PH Simplificado", no site da ARCA, antes do termo do prazo de entrega da declaração de rendimentos (de 11 a 15 de junho de 2026, de acordo com a extinção do CUIT). A intenção de permanecer no regime deve ser confirmada anualmente através do mesmo site.


    Os contribuintes que tenham aderido ao anterior regime simplificado previsto na Deliberação Geral ARCA 5704/2025 devem validar a opção exercida para serem abrangidos pelo Regime.

    2. Reduções de prazos de prescrição

    2. Reduções de prazos prescricionais

    O Regulamento define "pagamento integral" como o pagamento completo do valor declarado ou a adesão a um plano de parcelamento. Cumprido este requisito, aplicam-se as seguintes reduções de prescrição:


    Conceito

    Prazo anterior

    Novo prazo

    Previdência Social (Lei 23.660)

    10 anos

    3 anos

    Seguro-saúde (Lei 23.661)

    10 anos

    5 anos

    Previdência Social (Lei 14.236)

    10 anos

    5 anos

    Processo Tributário (Lei 11.683)

    5 anos

    3 anos

    Para manter esses prazos reduzidos para os tributos regulados pela Lei 11.683 e pela Lei 23.660, a Autoridade Fiscal não deve verificar:


    A) Os tributos regulados pela Lei 11.683:

    • Um aumento no saldo fiscal a seu favor, uma redução no prejuízo fiscal ou saldos favoráveis ao contribuinte equivalente a 15% do valor declarado,
    • Diferença tributária equivalente à condição objetiva de impunidade do crime de sonegação simples (R$ 100.000.000,00), ou
    • Quando tenha sido detectada a utilização de facturas ou documentos falsos.

    B) Contribuições para a segurança social

    • Um aumento a seu favor relativamente a contribuições, pagamentos ou outras obrigações de segurança social que exceda 15% do montante declarado,
    • Uma diferença entre os montantes declarados e pagos em contribuições, pagamentos e outras obrigações de segurança social, conforme aplicável, e o determinado pela Administração Fiscal que exceda o montante da condição objetiva de impunidade para o crime de evasão simples de recursos da segurança social ($7.000.000), ou
    • Utilização de documentação falsa.


    3. Aplicação de valores actualizados para as sanções por obrigações formais

    De acordo com os princípios do direito penal tributário, o Regulamento clarifica a validade dos novos montantes das sanções por infracções formais, estabelecendo que, no caso de:

    • Incumprimento anterior a 2 de janeiro de 2026: As sanções serão aplicadas de acordo com os valores em vigor à data da infração.
    • Descumprimento após 2 de janeiro de 2026: serão aplicados os novos valores atualizados previstos na Lei 27.799.

    Artigo escrito pelo Departamento Fiscal da ECIJA Argentina.

    ATUALIDADE #ECIJA

    Notícias
    30 de junho de 2026
    A ECIJA reforça a sua equipa em Pamplona e consolida a sua presença em Navarra com a contratação de 20 profissionais

    A iniciativa alarga a cobertura da ECIJA em Navarra e integra uma equipa de especialistas em fiscalidade, direito do trabalho, direito comercial, consultoria financeira e assuntos internacionais.

    Ler mais
    Artigo
    5 de junho de 2026
    Quando é que tem de declarar as criptomoedas na sua declaração de impostos?

    A Agência Tributária está a intensificar o seu controlo dos investimentos em criptomoedas, recorrendo a novas fontes de informação e emitindo mais de 1,2 milhões de notificações no âmbito desta campanha de imposto sobre o rendimento.

    Ler mais
    Notícias
    4 de junho de 2026
    A ECIJA assessora os New York Mets na ampliação e modernização da sua academia na República Dominicana

    Os New York Mets vão abrir um centro de alto rendimento na República Dominicana. A ECIJA prestou um aconselhamento completo sobre o projeto, assegurando o êxito da sua implementação, tanto do ponto de vista jurídico como comercial.

    Ler mais
    Artigo
    3 de junho de 2026
    Quando os tribunais decidem contra as autoridades fiscais: uma reflexão necessária a partir do acórdão sobre Shakira

    O acórdão que anulou as liquidações e sanções da Agência Tributária Espanhola põe em evidência a complexidade da determinação do domicílio fiscal e os limites dos poderes das autoridades fiscais.

    Ler mais
    Artigo
    11 de fevereiro de 2026
    Regulamentação da Lei de Inocência Fiscal

    O Decreto 93/2026 e a Resolução Geral ARCA 5820/2026 regulamentam aspectos fundamentais da Lei de Inocência Tributária nº 27.799, introduzindo o regime de declaração simplificada do imposto de renda para o exercício de 2025 e estabelecendo os requisitos e condições de acesso para a manutenção do efeito extintivo do pagamento.

    Ler mais
    Artigo
    10 de fevereiro de 2026
    Regime sancionatório para as falsas declarações relativas ao estatuto de imigrante e atualização das modalidades de pagamento (Disposição 34/2026)

    A disposição da DNM n.º 34/2026 reforça significativamente o controlo da imigração no que diz respeito à chamada desnacionalização do estatuto de imigrante, afectando particularmente as empresas que empregam pessoal estrangeiro no Estado sob o estatuto de turista.

    Ler mais
    Artigo
    9 de fevereiro de 2026
    Regresso à tributação indireta nos novos modelos de investimento imobiliário. Produtores vs residência de marca

    O crescimento de modelos alternativos de investimento imobiliário, como o Build to Rent, o Flex Living e o Branded Residences, está a transformar o mercado residencial e a atrair um forte interesse dos investidores.

    Ler mais
    Notícias
    26 de janeiro de 2026
    A ECIJA reforça a sua posição com quatro novos parceiros em Espanha, Portugal e Costa Rica

    O escritório impulsiona o seu crescimento internacional e consolida áreas-chave como o contencioso complexo, a fiscalidade, a mobilidade internacional e a sustentabilidade com novas adições estratégicas.

    Ler mais
    Artigo
    19 de janeiro de 2026
    A Audiência Nacional reforça a segurança jurídica e o papel dos AIE na tributação do audiovisual

    O acórdão do Tribunal Nacional de 30 de outubro de 2025 consolida a validade dos Agrupamentos de Interesse Económico (AIE) como sociedades de produção para efeitos da Lei do Cinema e reforça a segurança jurídica dos incentivos fiscais aplicáveis ao investimento audiovisual.

    Ler mais