Logo ECIJA

    Quando é que tem de declarar as criptomoedas na sua declaração de impostos?

    O aumento do controlo fiscal das criptomoedas está a aumentar as exigências impostas aos contribuintes e os riscos que enfrentam.

    A Agência Tributária dispõe de um número crescente de fontes de informação para verificar os dados que cada contribuinte fornece na sua declaração de rendimentos. Entre as mais recentes estão as plataformas de negociação de criptomoedas - especificamente as sediadas em Espanha - que são obrigadas a fornecer às autoridades fiscais dados sobre os titulares de contas e transacções. Este ano, os dados fiscais recolhidos pelas autoridades incluem 1,24 milhões de notificações a contribuintes conhecidos por investirem em criptomoedas.


    Transacções que devem ser declaradas

    Onze pessoas trabalham no seu escritório em Saragoça, onde estão atualmente a acelerar o processamento das declarações de rendimentos que envolvem criptomoedas, apenas três semanas antes do prazo de entrega, a 30 de junho. Explica as situações em que o investimento em criptomoedas afecta as obrigações fiscais. "Temos de declarar todas as vendas que fazemos", sublinha. E isto aplica-se não só às situações em que "trocamos uma criptomoeda por euros", mas "também se forem trocadas por outras". Isto para além de outros casos, como o recebimento de recompensas por staking, mineração ou airdrops.


    A Associação Espanhola de Assessores Fiscais (AEDAF) explica que, no caso das trocas de moeda, "o tratamento desta operação consiste na existência de uma mais-valia ou menos-valia imputável no momento da entrega, de acordo com o contrato". Para calcular o montante a declarar, a "diferença entre o valor de transferência e o valor de aquisição deve ser incluída na base tributável da poupança, uma vez que se trata da transferência de um ativo".


    Se ocorrer uma troca de moeda, os consultores concordam que "também é realizada uma mais-valia ou uma menos-valia, calculada através da aplicação da regra do swap". Neste caso, a diferença é calculada entre o valor de aquisição da moeda virtual transferida e o maior dos dois valores seguintes: "o valor de mercado da moeda virtual transferida e o valor de mercado do bem ou direito recebido em troca." Este valor será reconhecido no momento da troca e constituirá igualmente um rendimento a incluir na base tributável da poupança. A CRYPTO salienta que, tal como acontece com outros activos financeiros, "se houver perdas, estas podem ser compensadas com ganhos durante os quatro anos seguintes", aquando da apresentação da declaração de impostos.


    Cálculos complexos

    Lorente salienta que a dificuldade está em fazer estes cálculos porque todas as transacções efectuadas em todas as plataformas têm de ser registadas. "Incorporar os dados na declaração de rendimentos é fácil, porque só precisa de preencher os campos; a parte complicada é o cálculo preliminar do montante a introduzir, porque todas as transacções têm de ser calculadas".


    Por este motivo, a consultora fiscal explica que é necessário manter "um registo completo e detalhado de todas as transacções de criptomoedas". Deve incluir a data, o tipo de transação, o montante da criptomoeda, o valor em euros no momento da transação e quaisquer despesas associadas.


    A falta de declaração, as omissões e os erros relacionados com investimentos em criptomoedas são considerados infracções fiscais. A consultora destaca as coimas por não declarar na declaração de rendimentos: "Caso não inclua seus ganhos na declaração de imposto de renda, o fisco pode aplicar multas que variam de 50% a 150% do valor fraudado".


    Acesse o conteúdo completo aqui.

    Profissionais relacionados

    ATUALIDADE #ECIJA

    Notícias
    30 de junho de 2026
    A ECIJA reforça a sua equipa em Pamplona e consolida a sua presença em Navarra com a contratação de 20 profissionais

    A iniciativa alarga a cobertura da ECIJA em Navarra e integra uma equipa de especialistas em fiscalidade, direito do trabalho, direito comercial, consultoria financeira e assuntos internacionais.

    Ler mais
    Artigo
    5 de junho de 2026
    Quando é que tem de declarar as criptomoedas na sua declaração de impostos?

    A Agência Tributária está a intensificar o seu controlo dos investimentos em criptomoedas, recorrendo a novas fontes de informação e emitindo mais de 1,2 milhões de notificações no âmbito desta campanha de imposto sobre o rendimento.

    Ler mais
    Notícias
    4 de junho de 2026
    A ECIJA assessora os New York Mets na ampliação e modernização da sua academia na República Dominicana

    Os New York Mets vão abrir um centro de alto rendimento na República Dominicana. A ECIJA prestou um aconselhamento completo sobre o projeto, assegurando o êxito da sua implementação, tanto do ponto de vista jurídico como comercial.

    Ler mais
    Artigo
    3 de junho de 2026
    Quando os tribunais decidem contra as autoridades fiscais: uma reflexão necessária a partir do acórdão sobre Shakira

    O acórdão que anulou as liquidações e sanções da Agência Tributária Espanhola põe em evidência a complexidade da determinação do domicílio fiscal e os limites dos poderes das autoridades fiscais.

    Ler mais
    Artigo
    11 de fevereiro de 2026
    Regulamentação da Lei de Inocência Fiscal

    O Decreto 93/2026 e a Resolução Geral ARCA 5820/2026 regulamentam aspectos fundamentais da Lei de Inocência Tributária nº 27.799, introduzindo o regime de declaração simplificada do imposto de renda para o exercício de 2025 e estabelecendo os requisitos e condições de acesso para a manutenção do efeito extintivo do pagamento.

    Ler mais
    Artigo
    10 de fevereiro de 2026
    Regime sancionatório para as falsas declarações relativas ao estatuto de imigrante e atualização das modalidades de pagamento (Disposição 34/2026)

    A disposição da DNM n.º 34/2026 reforça significativamente o controlo da imigração no que diz respeito à chamada desnacionalização do estatuto de imigrante, afectando particularmente as empresas que empregam pessoal estrangeiro no Estado sob o estatuto de turista.

    Ler mais
    Artigo
    9 de fevereiro de 2026
    Regresso à tributação indireta nos novos modelos de investimento imobiliário. Produtores vs residência de marca

    O crescimento de modelos alternativos de investimento imobiliário, como o Build to Rent, o Flex Living e o Branded Residences, está a transformar o mercado residencial e a atrair um forte interesse dos investidores.

    Ler mais
    Notícias
    26 de janeiro de 2026
    A ECIJA reforça a sua posição com quatro novos parceiros em Espanha, Portugal e Costa Rica

    O escritório impulsiona o seu crescimento internacional e consolida áreas-chave como o contencioso complexo, a fiscalidade, a mobilidade internacional e a sustentabilidade com novas adições estratégicas.

    Ler mais
    Artigo
    19 de janeiro de 2026
    A Audiência Nacional reforça a segurança jurídica e o papel dos AIE na tributação do audiovisual

    O acórdão do Tribunal Nacional de 30 de outubro de 2025 consolida a validade dos Agrupamentos de Interesse Económico (AIE) como sociedades de produção para efeitos da Lei do Cinema e reforça a segurança jurídica dos incentivos fiscais aplicáveis ao investimento audiovisual.

    Ler mais