Logo ECIJA

    A livre circulação de capitais permite a recuperação dos impostos retidos na fonte em caso de perdas

    Artigo13 de outubro de 2025
    Fiscal
    Este artigo publicado na Lawer Press analisa a forma como um acórdão recente reforça a aplicação direta do direito comunitário em Espanha e alarga as garantias de igualdade de tratamento entre empresas residentes e não residentes em matéria fiscal.

    O Acórdão da Audiência Nacional (Câmara Administrativa, 2ª Secção, de 28 de julho de 2025, processo n.º 2486/2021) constitui um marco na aplicação do direito da União Europeia em Espanha, especialmente no que diz respeito à livre circulação de capitais.


    A entidade britânica Credit Suisse Securities (Europe) Ltd. intentou uma ação para obter o reembolso das retenções na fonte aplicadas aos dividendos recebidos tanto em Espanha como na Diputación Foral de Bizkaia. Alegou que, tendo registado prejuízos fiscais no Reino Unido, essas retenções se tornaram um encargo fiscal definitivo, sem possibilidade de compensação.


    Em contrapartida, uma entidade residente em Espanha, na mesma situação, poderia recuperar essas retenções através do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas, uma vez que são consideradas pagamentos por conta. Se o resultado do exercício for negativo, o montante retido é reembolsado.


    Se a entidade do Reino Unido tivesse obtido lucros, poderia ter evitado a dupla tributação através dos mecanismos previstos no acordo de dupla tributação assinado entre Espanha e o Reino Unido. No entanto, como se trata de perdas, as autoridades fiscais do Reino Unido não reembolsam as retenções na fonte pagas noutro Estado, e a legislação espanhola relativa ao imposto sobre o rendimento dos não residentes (IRNR) também não prevê esta possibilidade de reembolso.


    Esta diferença de tratamento entre empresas residentes e não residentes em situações de perdas é discriminatória e viola o artigo 63.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE). º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE). Assim o estabeleceu o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), no seu acórdão de 19 de dezembro de 2024 (Processo C-601/23), em resposta a uma questão prejudicial apresentada pelo Tribunal Superior do País Basco num recurso interposto pelo Credit Suisse Securities (Europe) Ltd:


    "O artigo 63.º do TFUE opõe-se a uma legislação que permite o reembolso do imposto sobre os dividendos retido na fonte às sociedades residentes em caso de perdas, mas não às sociedades não residentes na mesma situação."


    A Audiencia Nacional aplica diretamente esta decisão do TJUE e estende a sua interpretação aos regulamentos estaduais do IRNR, concluindo que tanto os regulamentos provinciais como os estaduais violam a livre circulação de capitais pelas mesmas razões.


    A jurisprudência do TJUE, na interpretação do artigo 63.º do TFUE, tem prioridade e efeito direto no ordenamento jurídico espanhol, tal como reconhecido pelo artigo 4.º-A da Lei Orgânica do Poder Judicial (LOPJ) e pelo Supremo Tribunal de Justiça.


    Embora a decisão não seja definitiva e possa ser objeto de recurso de cassação por parte da Procuradoria-Geral do Estado junto do Supremo Tribunal, recomenda-se aos contribuintes não residentes sem estabelecimento estável em Espanha que, nos últimos 4 exercícios, tenham pago retenções na fonte sobre dividendos no território comum ou nas Diputaciones Forales, e que possam provar que não as puderam compensar devido a perdas, que iniciem um procedimento de restituição de rendimentos indevidos. Tal permitirá, entre outras razões, interromper o prazo de prescrição do seu direito a esse reembolso.


    Esta decisão está em consonância com o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça - STS 1254/2025 (24 de março de 2025) que declara que a recusa de reembolso das retenções na fonte a fundos não residentes e não harmonizados viola a livre circulação de capitais (art. 63.º do TFUE) se estes forem comparáveis aos CII espanhóis. A comparabilidade deve ser avaliada com base em critérios substantivos (objetivo, abertura, supervisão, gestor autorizado) e não em formalismos.


    Estas decisões reforçam o primado do direito comunitário e garantem a igualdade de tratamento entre sociedades ou fundos de investimento residentes e não residentes, não só residentes na UE ou no Espaço Económico Europeu (EEE), mas também em países terceiros com convenções de dupla tributação assinadas com Espanha, em situações comparáveis.


    Em suma, reforça a ideia de que as regras europeias existem para serem cumpridas e que os tribunais espanhóis as aplicam. Isto gera confiança, o que se traduz numa maior segurança jurídica para as empresas estrangeiras que pretendam investir em Espanha.


    Leia o artigo completo publicado na Lawer Press e escrito por Ignacio Mendaro, associado sénior, aqui.

    Profissionais relacionados

    ATUALIDADE #ECIJA

    Notícias
    30 de junho de 2026
    A ECIJA reforça a sua equipa em Pamplona e consolida a sua presença em Navarra com a contratação de 20 profissionais

    A iniciativa alarga a cobertura da ECIJA em Navarra e integra uma equipa de especialistas em fiscalidade, direito do trabalho, direito comercial, consultoria financeira e assuntos internacionais.

    Ler mais
    Artigo
    5 de junho de 2026
    Quando é que tem de declarar as criptomoedas na sua declaração de impostos?

    A Agência Tributária está a intensificar o seu controlo dos investimentos em criptomoedas, recorrendo a novas fontes de informação e emitindo mais de 1,2 milhões de notificações no âmbito desta campanha de imposto sobre o rendimento.

    Ler mais
    Notícias
    4 de junho de 2026
    A ECIJA assessora os New York Mets na ampliação e modernização da sua academia na República Dominicana

    Os New York Mets vão abrir um centro de alto rendimento na República Dominicana. A ECIJA prestou um aconselhamento completo sobre o projeto, assegurando o êxito da sua implementação, tanto do ponto de vista jurídico como comercial.

    Ler mais
    Artigo
    3 de junho de 2026
    Quando os tribunais decidem contra as autoridades fiscais: uma reflexão necessária a partir do acórdão sobre Shakira

    O acórdão que anulou as liquidações e sanções da Agência Tributária Espanhola põe em evidência a complexidade da determinação do domicílio fiscal e os limites dos poderes das autoridades fiscais.

    Ler mais
    Artigo
    11 de fevereiro de 2026
    Regulamentação da Lei de Inocência Fiscal

    O Decreto 93/2026 e a Resolução Geral ARCA 5820/2026 regulamentam aspectos fundamentais da Lei de Inocência Tributária nº 27.799, introduzindo o regime de declaração simplificada do imposto de renda para o exercício de 2025 e estabelecendo os requisitos e condições de acesso para a manutenção do efeito extintivo do pagamento.

    Ler mais
    Artigo
    10 de fevereiro de 2026
    Regime sancionatório para as falsas declarações relativas ao estatuto de imigrante e atualização das modalidades de pagamento (Disposição 34/2026)

    A disposição da DNM n.º 34/2026 reforça significativamente o controlo da imigração no que diz respeito à chamada desnacionalização do estatuto de imigrante, afectando particularmente as empresas que empregam pessoal estrangeiro no Estado sob o estatuto de turista.

    Ler mais
    Artigo
    9 de fevereiro de 2026
    Regresso à tributação indireta nos novos modelos de investimento imobiliário. Produtores vs residência de marca

    O crescimento de modelos alternativos de investimento imobiliário, como o Build to Rent, o Flex Living e o Branded Residences, está a transformar o mercado residencial e a atrair um forte interesse dos investidores.

    Ler mais
    Notícias
    26 de janeiro de 2026
    A ECIJA reforça a sua posição com quatro novos parceiros em Espanha, Portugal e Costa Rica

    O escritório impulsiona o seu crescimento internacional e consolida áreas-chave como o contencioso complexo, a fiscalidade, a mobilidade internacional e a sustentabilidade com novas adições estratégicas.

    Ler mais
    Artigo
    19 de janeiro de 2026
    A Audiência Nacional reforça a segurança jurídica e o papel dos AIE na tributação do audiovisual

    O acórdão do Tribunal Nacional de 30 de outubro de 2025 consolida a validade dos Agrupamentos de Interesse Económico (AIE) como sociedades de produção para efeitos da Lei do Cinema e reforça a segurança jurídica dos incentivos fiscais aplicáveis ao investimento audiovisual.

    Ler mais