Regime de Incentivo ao Investimento Médio (RIMI)
O Poder Executivo Nacional, por meio do Decreto 865/2025, de 09/12/2025, convocou sessões extraordinárias do Congresso Nacional para analisar, entre outros assuntos, o Projeto de Lei de Modernização Trabalhista, que no Título XXIII cria o Regime de Incentivo ao Investimento de Médio Porte (RIMI), aplicável em todo o território da República Argentina, com o objetivo de promover investimentos produtivos de médio porte, tanto nacionais quanto estrangeiros.
Os principais aspectos do regime são detalhados a seguir.
1. Criação e âmbito do RIMI
O projeto de lei prevê a criação do RIMI como um regime específico, independente de outros regimes de promoção existentes.
O RIMI é concebido como um regime de aplicação geral em todo o território nacional e destina-se a investimentos produtivos que não se enquadram no âmbito do Regime de Incentivo a Grandes Investimentos (RIGI).
2. Objetivos do regime
O projeto de lei enumera expressamente os objetivos do RIMI, que incluem:
- Incentivar investimentos médios nacionais e estrangeiros.
- Promover o desenvolvimento económico e as cadeias de valor.
- Fortalecer a competitividade de diferentes setores económicos.
- Aumentar as exportações de bens e serviços.
- Fomentar a criação de empregos.
Estes objetivos definem o âmbito material do regime e orientam a sua implementação.
3. Assuntos abrangidos
O objetivo é beneficiar os contribuintes da terceira categoria do imposto de renda que se qualificam como PMEs até e incluindo a segunda faixa para investimentos produtivos realizados no país durante os dois primeiros anos de vigência do regime.
4. Investimentos produtivos
São definidos como investimentos destinados à produção, fabricação e/ou importação de novos bens móveis (exceto automóveis) que sejam amortizáveis para efeitos de imposto de renda, bem como para a execução de obras diretamente relacionadas com o desenvolvimento de atividades produtivas na República Argentina.
Estão excluídos os investimentos em ativos financeiros, carteiras e mercadorias comerciais.
Para determinados investimentos relacionados com o setor agrícola, os montantes mínimos de investimento para acesso são dispensados.
Estes são considerados como tendo sido realizados no exercício fiscal em que se verifica que o ativo foi colocado em funcionamento e utilizado para a produção de rendimentos tributáveis, de acordo com a Lei do Imposto sobre o Rendimento.
5. Valores mínimos
Os montantes de investimento variam entre 150 000 e 9 000 000 de dólares americanos, dependendo da qualidade do objeto.
6. Benefícios fiscais esperados
O projeto de lei prevê tratamento tributário diferenciado para investimentos produtivos que atendam aos requisitos estabelecidos no regime.
Os benefícios fiscais contemplados no projeto de lei estão estruturados principalmente em torno do imposto de renda e do imposto sobre o valor acrescentado.
6.1. Imposto de renda
O projeto de lei estabelece que as entidades que aderirem ao RIMI serão elegíveis para os seguintes benefícios fiscais:
- Depreciação acelerada de bens de capital utilizados para investimento produtivo, de acordo com os termos e condições estabelecidos pelos regulamentos.
- Cálculo da depreciação a partir do exercício fiscal em que o ativo é colocado em funcionamento e utilizado para gerar rendimentos tributáveis.
Esses benefícios são aplicáveis exclusivamente aos ativos que fazem parte do projeto de investimento aprovado no âmbito do regime.
6.2. Imposto sobre o valor acrescentado (IVA)
No que diz respeito ao IVA, o projeto de lei prevê um tratamento específico do crédito fiscal vinculado ao investimento produtivo, que inclui:
- Reembolso antecipado do IVA associado à aquisição de bens de capital e investimentos abrangidos pelo regime.
- O procedimento, os prazos e as condições para o reembolso do crédito fiscal serão determinados pelos regulamentos emitidos pela Autoridade de Execução e pela agência de cobrança de impostos.
7. Condições para a manutenção dos benefícios
O usufruto dos benefícios fiscais está sujeito a determinadas condições, incluindo:
- Os bens que deram origem aos benefícios devem fazer parte do património do beneficiário por um período mínimo de dois (2) exercícios fiscais a partir da data em que foram utilizados para atividades produtivas.
- Se os ativos forem removidos ou alienados antes desse período, os benefícios expirarão, a menos que se aplique uma das exceções previstas no projeto de lei (substituição do ativo, destruição devido a circunstâncias imprevisíveis ou força maior, ou expiração de um terço de sua vida útil).
No entanto, estão previstas exceções, incluindo:
- Substituição do ativo por outro de valor igual ou superior.
- Destruição devido a circunstâncias imprevisíveis ou força maior.
- Decurso de pelo menos um terço da vida útil do ativo.
A Autoridade de Execução pode alargar os motivos de exceção por meio de regulamentos.
8. Efeitos da caducidade
Uma vez determinada a caducidade dos benefícios por meio de um ato administrativo fundamentado, o beneficiário deve:
- Reembolsar os créditos fiscais devolvidos pelo Tesouro.
- Pagar os impostos omitidos, acrescidos de juros compensatórios.
- Pagar uma multa até ao dobro do montante da isenção utilizada.
No entanto, estão previstas exceções, incluindo:
- Substituição do ativo por outro de valor igual ou superior.
- Destruição devido a circunstâncias imprevisíveis ou força maior.
- Decurso de pelo menos um terço da vida útil dos bens.
A Autoridade de Execução pode ampliar os motivos para exceções por meio de regulamentos.
9. Conclusão
Embora o projeto de lei deva ser apreciado pelo Congresso Nacional e possa sofrer alterações, o RIMI se posicionaria como um regime de incentivos altamente relevante para os contribuintes que foram excluídos do RIGI.
Nota informativa preparada por Andrés Chacra, sócio da ECIJA Argentina.

Profissionais relacionados
ATUALIDADE #ECIJA

A iniciativa alarga a cobertura da ECIJA em Navarra e integra uma equipa de especialistas em fiscalidade, direito do trabalho, direito comercial, consultoria financeira e assuntos internacionais.

A Agência Tributária está a intensificar o seu controlo dos investimentos em criptomoedas, recorrendo a novas fontes de informação e emitindo mais de 1,2 milhões de notificações no âmbito desta campanha de imposto sobre o rendimento.

Os New York Mets vão abrir um centro de alto rendimento na República Dominicana. A ECIJA prestou um aconselhamento completo sobre o projeto, assegurando o êxito da sua implementação, tanto do ponto de vista jurídico como comercial.

O acórdão que anulou as liquidações e sanções da Agência Tributária Espanhola põe em evidência a complexidade da determinação do domicílio fiscal e os limites dos poderes das autoridades fiscais.

O Decreto 93/2026 e a Resolução Geral ARCA 5820/2026 regulamentam aspectos fundamentais da Lei de Inocência Tributária nº 27.799, introduzindo o regime de declaração simplificada do imposto de renda para o exercício de 2025 e estabelecendo os requisitos e condições de acesso para a manutenção do efeito extintivo do pagamento.

A disposição da DNM n.º 34/2026 reforça significativamente o controlo da imigração no que diz respeito à chamada desnacionalização do estatuto de imigrante, afectando particularmente as empresas que empregam pessoal estrangeiro no Estado sob o estatuto de turista.

O crescimento de modelos alternativos de investimento imobiliário, como o Build to Rent, o Flex Living e o Branded Residences, está a transformar o mercado residencial e a atrair um forte interesse dos investidores.

O escritório impulsiona o seu crescimento internacional e consolida áreas-chave como o contencioso complexo, a fiscalidade, a mobilidade internacional e a sustentabilidade com novas adições estratégicas.

O acórdão do Tribunal Nacional de 30 de outubro de 2025 consolida a validade dos Agrupamentos de Interesse Económico (AIE) como sociedades de produção para efeitos da Lei do Cinema e reforça a segurança jurídica dos incentivos fiscais aplicáveis ao investimento audiovisual.





